Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como deve ser um estoma saudável?

* Texto replicado do Blog Ostomia Sem Fronteiras

Na maioria das vezes, uma pessoa recém ostomizada não tem o conhecimento do que é uma ostomia e, provavelmente, é a primeira vez que vê um estoma, o que a deixa muito preocupada, pois como ela saberá se o seu estoma está normal?

Para saber se o seu estoma está normal, é preciso observar as seguintes características:

-Cor:
O estoma normal é vermelho ou rosa vivo brilhante e úmido. Ele é cheio de vasos sanguíneos próximos da superfície. Se estiver vermelho mais escuro, pode ser que o recorte da placa esteja pequeno para o tamanho do seu estoma, o que pode estar comprimindo e impedindo a circulação do sangue em sua superfície. Nesse caso, se for comprovado essa hipótese, você deve trocar a bolsa e ajustar o recorte da placa. Também é importante observar as roupas, elas não devem ser muito apertadas.
Se acontecer do seu estoma ficar preto, procure imediatamente o seu médico, e se não conseguir localizá-lo procure uma emergência hospitalar e peça que examinem o seu estoma, retirando a bolsa para isso. Não se esqueça de levar uma bolsa coletora extra. Não é comum o estoma ficar na cor preta, mas pode acontecer!

-Umidade:
O estoma deve estar sempre úmido, pois é uma membrana mucosa igual à parte interna da boca, e possui lubrificação natural.

-Sangramento:
O estoma pode sangrar ocasionalmente, pois a superfície do estoma contém uma grande quantidade de vasos sanguíneos que podem romper-se e sangrar ligeiramente. Se o seu estoma sangrar um pouco na hora em que você estiver limpando, não se desespere, pois isso é comum, mas procure ser cuidadoso para não machuca-lo. Tome cuidado para não bater o seu estoma em superfícies ou objetos, pois poderá machuca-lo.

-Movimentos
O estoma pode “se mexer”, pois o movimento que ocorre normalmente nos intestinos pode continuar até chegar ao estoma. Ao retirar a bolsa é possível ver o estoma se contrair e se expandir.

-Formato:
A sua forma é variável, o estoma pode ser redondo, oval ou irregular. É importante tomar a medida certa do estoma ao posicionar a placa, para que a pele ao redor dele fique protegida sem que placa fique apertada ao redor do estoma.

-Inchaço
O estoma pode ficar inchado, ocasionalmente, por causa de um vírus, bactéria ou obstrução. Nesse caso é importante medir novamente o estoma, para que o recorte da placa não fique muito justo.

-Pele
A pele ao seu redor deve estar lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.

Procure observar o funcionamento do seu intestino, por exemplo, de quanto em quanto tempo ele costuma funcionar, quantas vezes por dia você costuma esvaziar a sua bolsa. Se você perceber que o seu intestino parou de funcionar por muito tempo e estiver sentindo dores, fique atento, pois pode indicar um entupimento (suboclusão ou obstrução). Nesse caso, procure o seu médico ou vá para uma emergência hospitalar.
SE VOCÊ FOR UROSTOMIZADO, aprenderá a conviver com o funcionamento constante de sua ostomia. A cor de sua urina será amarela em quantidade adequada e conterá algum muco. Se o muco se apresentar em quantidade maior do que o normal, isso pode indicar a existência de algum tipo de infecção. Nesses casos pode ser observado, também, um odor desagradável na urina e até mesmo febre. Essas ocorrências devem ser notificadas ao seu médico.

Resumindo, um estoma normal é rosado ou vermelho, úmido, pode sangrar ligeiramente e não tem sensação de dor (Não existe nenhuma terminação nervosa no estoma, de modo que o estoma não é doloroso).
É importante observar o seu estoma com regularidade e caso não esteja normal, procure um atendimento especializado, pois se houver algum problema, ele será corrigido o mais rápido possível.

Procure o seu médico sempre que:
• O estoma tiver alguma alteração incomum ou sua coloração ficar escurecida, azulada ou negra;
• A pele ao redor do estoma estiver irritada, inchada ou avermelhada.
• Sangramento excessivo (sangue dentro da bolsa cada vez que ela é esvaziada) ou sangramento contínuo no local da conexão do estoma com a pele do abdome.
• Cólicas com 2 a 3 horas de duração; ou enjoo / vômito;
• Temperatura acima de 38°C (100°F) ;
• No caso de pacientes submetidos à colostomia – forte corrimento aquoso com mais de 5 a 6 horas de duração.

Portanto fique atento a qualquer alteração do seu estoma e procure o seu médico quando tiver alguma dúvida.

Referências:http://www.ostomizadosecia.com/2008/06/como-saber-se-sua-ostomia-est-normal.html#ixzz28CADXIqd
http://www.abraso.org.br/ostomias.html
http://www.danburyhospital.org/~/media/Files/Patient%20Education/patiented-portuguese/pdf_SurgeryBrazPort/OstomyEducation_BrazPort.ashx
http://www.hollister.com/us/files/pdfs/osted_mancolil_Portuguese.pdf
http://estomoterapiaoeste.wordpress.com/cuidados-a-ostomia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário