Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como trocar a bolsa de ostomia e ter uma melhor adesão na pele


Fonte:  Blog Ostomia Sem Fronteiras - Christiane e Cláudia Yamada

Para recém-ostomizados sempre há dúvidas de como trocar a bolsa de ostomia e garantir uma melhor adesão e segurança do produto. Cada pessoa se adapta de forma diferente às bolsas de colostomia, mas criamos uma lista de itens que podem te auxiliar nos bons cuidados do estoma e sua pele.

1 – Por ser o horário em que o intestino está mais vazio e diminuir o risco de funcionar, dê preferência para fazer a troca no período da manhã e em jejum.

2 – Recorte a bolsa antes de efetuar a troca, pois a pressa pode dificultar e fazer com que o recorte fique maior, provocando infiltrações e assaduras, ou fique muito apertado, machucando o estoma.

3 – Desenhe o recorte com ajuda de uma caneta esferográfica e de um medidor antes de recortar a bolsa.

4 – Utilizar uma tesoura pequena de ponta arredondada ( modelo para cortar unha de bebê) facilita no recorte.

5 – Retire a placa com cuidado para não machucar a pele. Para facilitar você pode usar um pano umedecido e com sabão, ou utilizar algum produto para auxiliar, como Cavilon Limpador, Convacare ou Sensi Care.

6 – Lave bem ao redor do estoma com água e sabão neutro, retirando todos os resíduos de fezes e pasta. Evite o uso de sabonetes com hidratantes, pois pode prejudicar a aderência da placa na pele.

7 – Enxágue bem a pele retirando todo o sabão.

8 – Seque a pele com um pano macio, principalmente ao redor do estoma, pois se estiver molhada ou úmida a placa não irá colar direito.

9 – Caso tenha dificuldade para visualizar, utilize um espelho para auxiliar na troca.

10 - Se necessário, passe o Cavilon antes de colocar a placa e espere secar bem.

11 – Se a pele estiver machucada, coloque o “pó para estoma” para retirar a umidade e ajudar a cicatrizar, retire o excesso e coloque a placa.

12 – Para pessoas que têm a pele irregular, estoma retraído ou dificuldade para aderência da placa na pele, pode utilizar cremes como Adapt Pasta ou  Brava Pasta, que podem ser colocados na placa ao redor do recorte ou diretamente em volta do estoma.

13 – Após colocar a placa passe o dedo ao redor do ostoma, para fixar bem a placa.

14 – Logo após efetuar a troca, evite fazer movimentos bruscos para que a placa fixe bem na pele

Confira no link a seguir  nossos produtos específicos que auxiliam na troca e fixação das bolsas de ostomia:http://www.expressmedicalstore.com.br/acessorios-e-adjuvantes-s31/

2 comentários:

  1. Se você precisa de maio informações em bolsas de estomia intestinal, pode procurar na pagina web do Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. poderia confirmar a lei que obriga os planos de saude tipo unimed a fornecer as bolsas e como proceder apos a cirurgia praticada por eles?

    ResponderExcluir